Pesquisar este blog

sexta-feira, 25 de abril de 2014

Ensaio sobre a cegueira



Sinopse:  Um motorista parado no sinal se descobre subitamente cego. É o primeiro caso de uma "treva branca" que logo se espalha incontrolavelmente. Resguardados em quarentena, os cegos se perceberão reduzidos à essência humana, numa verdadeira viagem às trevas. 
Ensaio Sobre a Cegueira é a fantasia de um autor que nos faz lembrar "a responsabilidade de ter olhos quando os outros os perderam". José Saramago nos dá, aqui, uma imagem aterradora e comovente de tempos sombrios, à beira de um novo milênio, impondo-se à companhia dos maiores visionários modernos, como Franz Kafka e Elias Canetti. 

Cada leitor viverá uma experiência imaginativa única. Num ponto onde se cruzam literatura e sabedoria, José Saramago nos obriga a parar, fechar os olhos e ver. 
Recuperar a lucidez, resgatar o afeto: essas são as tarefas do escritor e de cada leitor, diante da pressão dos tempos e do que se perdeu: "uma coisa que não tem nome, essa coisa é o que somos". 



Autor - José Saramago


-----------


Minha opinião:

Esse é um livro daqueles que você se imagina na história.
Um livro para se pensar: como seria se realmente acontecesse isso?
Cheio de tensão, agonia e indignação, é um livro que você não sossega até ler a última página.
E o mais incrível: todos os personagens da história não tem nome, são conhecidos ou por suas características físicas ou por algum fato que aconteceu no decorrer da trama.
Um livro pra nos fazer ter empatia com algumas pessoas e em certas situações da vida.
Maravilhoso, é o que ele é!
Adorei mesmo. Li por curiosidade do nome do livro e não me arrependi!
Super Indico!!
Bjuu

Obs: Obrigada a Nalini por ter me concedido essa obra prima..


Nenhum comentário:

Postar um comentário